sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O SÃO PAULINO MAIS RUBRO - NEGRO DO MUNDO

POIS É O RICA PERRONE É O MAIS NOVO COLABORADOR DO URUBLOG DA GLOBO.COM, E NO SEU PRIMEIRO POST ELE ESCREVEU ASSIM :

Até que a diretoria os separe

Flamengo e títulos sempre andaram juntos. Porém, de uns anos pra cá, se distanciaram um pouco. Os títulos ainda aparecem, mas não aqueles que a torcida espera e que o Flamengo se acostumou a ter. Libertadores é sonho, Brasileirão tem virado “obrigação”. Talvez aí esteja o problema.
Obrigação. O que é isso?
Os jogadores correrem, se dedicarem, a direção paga-los, dar condições de treino e jogo e a torcida comparecer. Vamos ser razoáveis… qual destes não foi cumprido primeiro em 2008?
O mesmo dos últimos 10 anos, provavelmente. A diretoria não paga, e quem não paga não cobra. E quem não é cobrado não dá seu melhor. Quem não dá seu melhor, perde. Quem perde é cobrado pela torcida. Quem tem cobrança de torcida fica mais nervoso e erra. Quem erra, perde novamente.
O Flamengo viciou neste circulo.
A diretoria, questionada por 99,9% dos torcedores e ídolos do clube, não aprende. Corinthians e Vasco pagaram caro por terem perpetuado certas pessoas no poder. O Flamengo que abra o olho, porque há séculos que ninguém precisa se atualizar muito sobre nomes para falar da diretoria do clube.
2009 pode mudar?
Eu sou jornalista em São Paulo. Eu conheço muito os times daqui e posso dizer, sem medo, que se em janeiro de 2008 me perguntassem : Caio Jr ou Cuca? Eu nem pensaria. Traria o Cuca.
No Palmeiras Caio Jr. Mostrou qualidades e um defeito: Falta de força pra agüentar pressão e bancar o que pensa. Imagine isso no Flamengo? Sem chances. Não foi o único culpado, não. Mas, errou muito! Pra manter um time que não recebe tem que ter uma liderança muuuuuuito forte. Não é o caso.
O Cuca já não. Ele faz o time dele correr muito, se dedicar, jogar um futebol agradável de se ver e aguerrido. Perde decisões? Perde! Mas um dia isso muda… e talvez mude estando num clube que, ao contrário, ganhe as decisões.O São Paulo em 2004 perdeu o Paulista, a Libertadores e o Brasileirão. Cada um deles por um detalhe…
A base foi mantida, e em 2005 o time mexeu no treinador e trouxe uma peça ou outra. O que aconteceu? Ganhou tudo em 2005. Porque não se apavorou e não quis demolir o mundo por um fracasso. Quando você perde, no futebol, é mais produtivo notar porque perdeu do que chutar o balde e começar tudo de novo.
Há anos o Flamengo chuta e recomeça. Há 3 anos o Flamengo não chuta e tenta manter alguma base. Acho que os últimos 3 anos foram beeeeem melhores do que os 10 anteriores, né? Disputar titulo é melhor do que brigar pra não cair, assim como estar na Libertadores e ainda encher o Maracanã toda semana.
Agora os detalhes vão diminuindo, e o time tomando forma.
Tem tudo pra dar certo a manutenção do bom Flamengo de 2008. Só um porém, que pode determinar tudo, como sempre: A diretoria precisa cumprir o básico do básico. Jogador de futebol não é a espécie mais fácil de lidar do mundo, nem a mais cheia de consideração por “camisa”. Se não pagar, não funciona.
Então, nação rubro-negra, talvez seja um ano bacana para cobrar do time SIM, mas para voltar a cobrança pra onde começa o erro, e não apenas para onde ele é descoberto. Cobrem salários e condições. E só depois, os gols.
- Agradeço o convite do Arthur para escrever no blog e principalmente a torcida do Mengão na web pelo respeito e carinho. É uma honra falar com a maior do mundo de forma tão direta. Como sempre digo, sem muita frescura… O Flamengo pode não ser o mais bem administrado e os resultados não mostram ser o melhor clube do país ultimamente. Mas, vocês naquela arquibancada são, sem dúvida alguma, os primeiros do planeta.Dá uma moralzinha pro meu blog!

www.ricaperrone.com.br

Nenhum comentário: